FACULDADES INTEGRADAS CURITIBA

 

DIREITO

 

2006/2 - 2ª AVALIAÇÃO

 

 

Disciplina:

DIREITO ADMINISTRATIVO 2

Turno:

NOTURNO

Professor(a):

CESAR A. GUIMARÃES PEREIRA

Aluno(a):

 

Período:

Turma:

F

Data:

28.11.2006

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota(s) de avaliação(ões) parcial(is)

Nota desta avaliação

Nota final

 

 

 

 

 

INSTRUÇÕES:

(1)            A prova é individual. É proibida qualquer comunicação, bem como a utilização de celulares ou pagers ou outro meio de comunicação, que devem permanecer desligados.

(2)            Somente é permitida a consulta a legislação não comentada, constante de livros publicados ou impressa diretamente de websites oficiais.

(3)            Será atribuída pontuação de 0,25 (zero vírgula vinte e cinco) para cada afirmativa correta marcada ou falsa não marcada no quadro de respostas.

(4)            Todas as questões devem ser respondidas tal como postas. Sua interpretação é parte da avaliação.

(5)            No quadro de respostas, devem ser identificadas as afirmações verdadeiras em cada questão.

(6)            Deverão ser marcadas no quadro de respostas, no mínimo, 8 (oito) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) afirmações como verdadeiras. As provas apresentadas fora desses parâmetros serão consideradas fraudulentas e receberão nota zero.

(7)            Em cada questão, podem estar corretas todas, uma, várias ou nenhuma das afirmações.

 

1 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) A improbidade administrativa é conceituada como ato de enriquecimento ilícito de agente público em prejuízo do patrimônio público.

(b) O afastamento do servidor público acusado de improbidade somente pode ser determinado por ordem judicial.

(c) É proposta uma ação de improbidade. Na fase preliminar, o juiz reconhece a manifesta improcedência da ação e a extingue, sem nem mesmo determinar a citação. Essa decisão faz coisa julgada material.

(d) Um ato de improbidade é cometido em 1999 por um prefeito que, imediatamente após sua posse para seu segundo mandato, contrata sem licitação uma empreiteira do seu cunhado, que lhe repassava parte dos ganhos. A ação de improbidade é proposta em 2006 e é liminarmente rejeitada por prescrição. A decisão está correta.

2 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) A omissão em dar cumprimento a ordem judicial para envio de força policial ao imóvel invadido acarreta a responsabilização do Estado pelos danos causados pelos invasores.

(b) É predominante o entendimento de que os atos comissivos e os atos omissivos da Administração não têm tratamento idêntico quanto à responsabilidade patrimonial que podem provocar.

(c) Em relação a danos provocados por buracos em rodovias, a jurisprudência aplica a teoria da responsabilidade subjetiva do Estado, aferindo a existência de omissão culposa da entidade responsável pela conservação da rodovia.

(d) Numa situação hipotética, uma árvore tomba com o vento, não é retirada da pista a tempo pela concessionária que explora o serviço e provoca um acidente. Em outra situação hipotética, a concessionária realiza obras de ampliação e derruba uma árvore, que cai na pista e provoca acidente idêntico. Em ambas as situações, a concessionária responde objetivamente pelos danos causados.

3 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) A Sanepar, sociedade de economia mista, provoca uma inundação ao tentar reparar uma tubulação. Aplica-se a teoria da responsabilidade objetiva.

(b) A Copel, sociedade de economia mista, demora para dar atendimento a uma região após uma interrupção de energia causada por um acidente de trânsito que derrubou um poste. Alguém é assaltado na escuridão. Aplica-se a teoria da responsabilidade subjetiva.

(c) Um vigilante da Caixa Econômica Federal, sociedade de economia mista federal, causa dano a um transeunte que passava em frente à agência. Aplica-se a teoria da responsabilidade objetiva.

(d) O Município de Curitiba mantém um depósito de lixo em certa região da cidade e se constata que as regiões vizinhas têm grande incidência de certa doença. Aplica-se a teoria da responsabilidade objetiva.

4 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) O reconhecimento de que o Banco Central tem deveres específicos de fiscalização é adotado como premissa pela jurisprudência para reconhecer a responsabilidade objetiva do Banco Central por danos derivados da má administração de instituições financeiras.

(b) No caso de obra pública realizada por empreiteiro, a responsabilidade por danos é exclusivamente deste. Cabe à Administração apenas responsabilidade subsidiária.

(c) A Polícia Militar faz a fiscalização e revista na entrada de um espetáculo de música. Um particular burla a fiscalização, entra armado no espetáculo e fere outro espectador. O Estado responde objetivamente.

(d) Se um detento é atingido por um raio dentro do presídio, aplica-se a teoria de responsabilidade subjetiva.

5 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) O Estado não responde objetivamente por danos causados pelo servidor público fora de suas atribuições funcionais. A responsabilidade objetiva do Estado restringe-se aos danos causados no exercício normal das funções do servidor. Fora delas, a responsabilidade é exclusiva dele, servidor.

(b) O prejuízo causado por agente público temporário não faz surgir, para o Estado, a obrigação de indenizar, dada a inexistência de vínculo permanente entre o agente e a pessoa estatal.

(c) A reparação de dano causado pela ação ou omissão do agente público não pode ser obtida mediante processo administrativo, em face do princípio da indisponibilidade do interesse público.

(d) O Estado responde objetivamente segundo a teoria do risco integral. Por isto é que é responsável objetivamente por danos provocados por criminosos, que o sistema de segurança pública teria o dever de afastar da vida social.

6 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) O servidor estável tem direito à permanência no serviço público. Se o seu cargo for extinto, ele será automaticamente desligado do serviço público, mas receberá plena e integral indenização, que incluirá parcela relativa aos seus lucros cessantes.

(b) O servidor estável não pode ser demitido senão por sentença transitada em julgado.

(c) A aquisição de estabilidade é feita por meio de estágio probatório de três anos no exercício de cargo de provimento efetivo ou de processo de reconhecimento especial, após quinze anos de exercício ininterrupto de um mesmo cargo em comissão.

(d) Há orientação jurisprudencial no sentido de que servidores celetistas de pessoa jurídica de direito público detêm direito à estabilidade.

7 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) O aprovado em concurso público, uma vez nomeado, tem o dever de tomar posse. A recusa implica penalidade e a vedação temporária à ocupação de cargos públicos.

(b) A função de confiança é de preenchimento privativo por servidores titulares de cargo efetivo.

(c) X é servidor estável. É demitido em processo administrativo. Pede judicialmente a anulação do processo e sua reintegração. A sentença entende que a demissão foi ilegal, mas que o Judiciário não pode interferir na organização administrativa, cabendo a X apenas obter indenização. A decisão está errada.

(d) A teoria do servidor ou funcionário de fato destina-se a dar fundamentação teórica para a possibilidade de nomeação de servidores para cargos em comissão, sem prévia aprovação em concurso público.

8 – Assinale no quadro de respostas a(s) afirmação(ões) correta(s):

(a) Em entidade da Administração indireta, como uma sociedade de economia mista, não é possível haver cargos de provimento efetivo, apenas empregos. Portanto, não se aplica o regime estatutário.

(b) Em entidade da Administração indireta, como uma sociedade de economia mista, não é possível haver cargos de provimento efetivo, apenas empregos. Portanto, o preenchimento dessas posições é realizado sem concurso público.

(c) Em entidade da Administração indireta, como uma sociedade de economia mista, não é possível haver cargos de provimento efetivo, apenas empregos. Portanto, em tais entidades, não há servidores públicos.

(d) Em entidade da Administração indireta, como uma sociedade de economia mista, não é possível haver cargos de provimento efetivo, apenas empregos. Em contrapartida, na Administração direta, é vedado haver empregos, podendo haver apenas servidores efetivos, em comissão ou temporários.

 

QUADRO DE RESPOSTAS – ASSINALE A(S) AFIRMAÇÃO(ÕES) VERDADEIRA(S)

 

1

2

3

4

5

6

7

8

a

a

A

A

a

a

a

A

b

b

B

B

b

b

b

B

c

c

C

C

c

c

c

C

d

d

D

d

d

d

d

D

 

 

As questões 2A, 2D e 5D serão anuladas em razão de erro no gabarito do exercício das aulas 27-28, que pode ter induzido os alunos a adotar conclusões equivocadas. A pontuação relativa a estas afirmações (0,25 cada) será atribuída a todos os alunos, independentemente da marcação aposta no quadro de respostas.

 

 

adidas tubular adidas yeezy adidas gazelle adidas schuhe new balance nike air force adidas zx flux nike air max 90 asics schuhe nike air max adidas nmd adidas superstar converse schuhe nike air max thea adidas stan smith nike air max 2016 nike huarache adidas ultra boost nike free converse sko

timberland shoes ugg ale canada goose suomi moncler sale canada goose takki barbour takki moncler takki timberland suomi canada goose sale parajumpers takit canada goose trillium barbour tikkitakki canada goose ale barbour jacket parajumpers long bear moncler untuvatakki parajumpers takki canada goose montebello
polo shirt fred perry polo skjorta polo shirt polo lacoste lacoste polo tommy hilfiger polo lacoste sale polo shirt sale tommy hilfiger rea fred perry sverige polo ralph lauren polo ralph lauren skjorta polo ralph lauren sale polo ralph lauren outlet
sildenafil kaufen Kamagra Gold kaufen Brand Cialis kaufen cialis online schweiz Levitra Original Generika Testpakete Lovegra Viagra Professional Viagra Soft Cialis bestellen Cialis Original Kamagra Super Kamagra Levitra Professional Kamagra 100mg Kamagra Jelly kaufen Viagra Caps kaufen Cialis Daily kaufen Levitra Generika Lida Testpakete
generika potenzmittel viagra kaufen levitra 20 mg Kamagra Online Bestellen viagra original Super Kamagra viagra original kaufen Viagra Deutschland Levitra Generika Kamagra Oral Jelly Kamagra oral jelly Cialis Generika Sildenafil Tabletten original potenzmittel Kamagra Bestellen Cialis Preis
kamagra effekt kamagra oral jelly opiniones kamagra tjejer cialis venta levitra generico precio levitra fass cialis vs viagra cialis flashback kamagra sobres cialis efectos secundarios
air jordan scarpe da calcio nike free nike cortez nike roshe air max new balance oakley converse Scarpe Adidas scarpe Nike Scarpe louis vuitton Ray ban adidas Adidas superstar longchamp air max Cinture scarpe Puma
Scarpe da donna Scarpe Scarpe Adidas adidas Scarpe Scarpe Scarpe hogan oakley nike air presto new balance nike air max adidas Scarpe nike free nike blazer
vetement adidas nmd nike shox chaussure sport adidas superstar Chaussure adidas nike free run femme Sac michael kors chaussure reebok nike air max Sac longchamp puma chaussure nike corte new balance femme nike flynit polo lacoste Chaussure vans lunette ray ban Chaussure puma christian louboutin adidas zx flux chaussure de sport
Zapatillas nike zapatillas reebok nike air max blancas ropa abercrombie gafas ray ban zapatillas under armour gafas de sol ray ban Gafas carrea new balance hombre botas futbol zapatillas asics new balance mujer zapatos casuales Zapatillas air jordan nike sb nike corte